Coordenador : Ilana da Silva Rebello Viegas
Ano: 2023
Edital: UFF/PROEX - Fluxo Contínuo 2023
Protocolo: 390310.2206.282726.25022023
Departamento/Setor: GLC
Área Temática : Educação
Tipo: Cursos
Publico Alvo : Alunos de Graduação e Pós-Graduação em Letras, na modalidade lato sensu, da UFF e de outras instituições, pesquisadores da área, professores da educação básica e superior e a comunidade em geral.
Objetivo
Objetivos: Geral:Promover a valorização de atividades de formação continuada ligadas ao ensino de língua portuguesa e de literatura, bem como à pesquisa e à extensão como parte da formação geral e integrada dos discentes, proporcionando um espaço diversificado de troca de conhecimentos e experiências entre docentes, alunos de Graduação e Pós-Graduação em Letras e a comunidade em geral. Específicos: Fornecer aos alunos subsídios teóricos na Teoria Semiolinguística de Análise do Discurso. Promover e estimular discussões sobre questões pertinentes ao ensino de língua portuguesa e de literatura. Desenvolver o gosto pela pesquisa e pelos estudos de atualização, tão necessários à formação de um professor-educador. Manter os participantes em contato permanente com aspectos político-pedagógicos que envolvem o ensino como processo. Relação com a Sociedade e Impacto Social: Em sintonia com o compromisso da Universidade de fomentar e estimular ações extensionistas, o objetivo principal do Projeto consiste em proporcionar aos alunos participantes a experiência de formação continuada voltada para o ensino de língua e linguagem à luz da Teoria Semiolinguística de Análise do Discurso. Além disso, ao permitir que outras pessoas fora do espaço da Universidade participem do Curso, o Projeto estará não só proporcionando a inserção de outros setores da sociedade nas práticas pedagógicas como também promovendo o intercâmbio Sociedade /Universidade.
Resumo
O Projeto A Semiolinguística aplicada ao ensino de língua materna, em sua quarta edição, pretende ser mais uma das atividades do Grupo de Pesquisa Leitura, Fruição e Ensino, coordenado pela Professora Beatriz dos Santos Feres, cujo objetivo é não só ser um espaço de discussões relacionadas à Teoria Semiolinguística atrelada ao ensino de língua portuguesa, como também de divulgação e de intercâmbio da produção científica. O Projeto destina-se a alunos de cursos de Graduação e Pós-Graduação em Letras da UFF e de outras instituições, a pesquisadores da área, a professores da educação básica e superior das redes particular e pública e de cursos pré-universitários. A estrutura do projeto consiste na realização de um encontro semanal, totalizando de oito a dez encontros, para 80 inscritos. Os encontros serão realizados pelo Google Meet e o envio de materiais será feito pelo Google Sala de Aula.